Enriquecimento ambiental e a preservação dos instintos naturais!!
Enriquecimento Ambiental é a criação de ambiente dinâmico e interativo que proporciona desafios físicos e mentais similares aos encontrados na natureza.
Os cães são animais que por natureza precisam gastar energia diariamente, seus ancestrais distantes, os lobos, passam grande parte do tempo caminhando, à procura de comida, cuidando dos filhotes, procurando abrigo.
Atualmente, é comum que os cães sejam criados em apartamentos ou espaços reduzidos, muitas vezes, passam sozinhos grande parte do dia. Dessa maneira eles ficam muito tempo sem atividades, o que pode levá-los a apresentar alguns problemas, latidos em excesso, compulsões, comportamentos repetitivos, destruição de móveis e objetos, ansiedade de separação e apatia.
O que fazer então?
Com o enriquecimento ambiental temos a melhora na qualidade de vida dos cães por oferecer oportunidades de escolhas e a expressão do comportamento natural em ambientes artificiais, como, roer, destruir, farejar, procurar, correr, ou seja, um cão entretido é sinônimo de saúde.
São 5 os tipos de enriquecimento ambiental:
Alimentar: Consiste em “trabalhar para comer”, isso mesmo, tirar a comida do pote, inventar jogos, obstáculos, desafios por meio de brinquedos interativos ou brincadeiras que façam o cão exercer esse comportamento natural de buscar comida.
Sensorial: Apresentar atividades para que ele explore o olfato, a audição, a visão, o tato e o paladar. “Caçar” os alimentos, os brinquedos, jogos de faro, alimentos e petiscos congelados, diversas texturas de pisos são exemplos.
Físico: Gasto energético, corridas, brincadeiras com bolinhas, pega pega, subir em superfícies diferentes são alguns exemplos.
Cognitivo: Estimulação mental, jogos e exercícios para resolverem problemas, treinos de obediência e adestramento.
Social: Permitir que o cão tenha experiências positivas com outros cães e com pessoas, afinal trata-se de um animal social.
Todas estas interações fazem parte das atividades no Day Care do Pet na Pele!